Telefone: (62) 3233-0010 Email: stiueg@uol.com.br Contato

Leia..

Reestatização da água na França, uma realidade que só se amplia

Salve e compartilhe
01/02/2018

Enquanto o Brasil prepara uma série de projetos de Parcerias Público-Privadas (PPPs) no setor de água e saneamento, a França faz o caminho inverso. O país entrou numa onda de remunicipalização do serviço de água depois de décadas de serviço privado. A decisão abalou esse universo da água, visto que a França é a casa de duas das maiores empresas de água e saneamento do mundo, a Suez e a Veolia. O maior exemplo desse movimento ocorreu em Paris.

Em 2008, uma auditoria contratada pelo município constatou que a delegação do serviço público custava muito caro.

O sistema tinha provocado um aumento das tarifas ao longo do tempo e uma falta de controle oficial, o que as autoridades parisienses chamaram de “opacidade das contas”. As concessões da Veolia e da Suez iam de 1985 até 2010. Dois anos antes de terminarem, as auditorias foram feitas e o governo municipal decidiu não renovar ou manter o serviço privado.

Outra conclusão das auditorias é que esse sistema tinha um excedente anual de € 30 milhões de euros, que não eram reinvestidos na rede.

Com a reestatização, o serviço melhorou e atende quase 100% dos parâmetros técnicos e há 97% de satisfação dos usuários. A empresa atende 3 milhões de pessoas em Paris, entre moradores fixos e flutuantes. Os executivos da Eau de Paris, empresa estatal francesa, destacam que esse processo foi muito além de um simples posicionamento político e ideológicoTanto que outras cidades com governo de maioria direita também aderiram à remunicipalização de alguns serviços públicos.

Um levantamento internacional mostra que de 2000 a 2017 a França acumulou 104 casos de remunicipalização de atividades ligadas à água. Em segundo, vieram os Estados Unidos, com 61 casos. São mais de 800 experiências de reestatização em vários países desenvolvidos, sendo 267 ligados à água.

 

Destaques

Newsletter

Stiueg

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas no Estado de Goiás (STIUEG) teve seu início no ano de 1949, com a criação da Associação dos Funcionários da CELG. O segundo passo importante dessa história foi dado com a extensão de base para a Associação dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas no Estado de Goiás...

Onde estamos

® STIUEG.ORG.BR
Rua R-2 nº 210 Setor Oeste
Goiânia - Goiás CEP: 74125-030
Telefone: (62) 3233-0010
Email: stiueg@uol.com.br

Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Supera Web X