Telefone: (62) 3233-0010 Email: stiueg@uol.com.br Contato Hino STIUEG

Leia..

XIII Congresso dos Urbanitarios de Goiás

Salve e compartilhe
10/12/2018

Para álbum clique AQUI

Novos desafios da Classe Trabalhadora foi o tema do 13º Congresso dos Urbanitários de Goiás. Um momento impar que se propôs a contribuir com as discussões desta categoria e com o atual contexto político, econômico e social que vivencia a classe Trabalhadora.

Entre 29 de novembro a 01 de dezembro trabalhadoras e trabalhadores filiados ao STIUEG se reuniram para discussões e projeções da vida política da classe e desta entidade sindical. A abertura do Congresso contou com a presença de varias entidades parceiras e camaradas de luta. Após a saudação dos convidados presente e composição da mesa. O  STIUEG prestou uma bela homenagem a essa categoria guerreira representada pela Leda Portela e Javan Rodrigues. Duas das grandes lideranças dos urbanitarios que muito contribuíram e ainda contribuem em todas as lutas encampadas por essa entidade.  Emoções a parte, dá se inicio a analise da atual conjuntura por Ângelo Cavalcante e Atenágoras Lopes, as informações do Brasil e do mundo foram digeridas no Coquetel de abertura.

As analises que iniciam na conjuntura, atinge ápice nas palestras sobre o setor saneamento expostas com Edson da FNU e do elétrico com Fabíola do STIUDF.  A categoria se envolve com os temas levantados pelos expositores e fomenta o debate em busca de perspectivas menos desfavoráveis a classe. Mas, os desafios expostos não deixam duvidas, é luta. Estes setores estratégicos estão no foco dos privatistas que são à base do próximo governo Federal.  O quadro apresentado não está desfigurado, ao contrario, vê-se e é possível sentir o cheiro do suor e do sangue dos trabalhadores e trabalhadoras que mantém de pé este país.

O 13º Congresso dos Urbanitários tem um papel importante a cumprir e o ultimo dia de discussão é pra isso, projetar os caminhos da categoria urbanitario de Goiás frente às batalhas internas a categorias e geral a classe trabalhadora.  A resistência é o nome ideal a nominar os homens e mulheres urbanitários, que entende o tamanho dos problemas que viram, mas não arredam o pé da luta. Com este sentimento de resistência finda mais um glorioso e participativo encontro.

Este congresso, sem margem de erros, teve um salto de qualidade extremamente significativo. Todos os aspectos confluíram para o sucesso do encontro.   As discussões foram de alto nível graças à participação de todos os delegados e também dos palestrantes envolvidos. Este congresso apontou novos caminhos e também novas lideranças. A Direção do STIUEG responsável pela execução do evento demonstrou grande felicidade pela efetiva participação de quase todas as cidades do Estado de Goiás. O resultado final foi à certeza que estamos no caminho certo. Não estamos sozinhos no campo de batalha. O caminho é árduo porem o entusiasmo apresentado pelos congressistas reverteu em energia para novos embates. SEGUIMOS  JUNTOS, E ASSIM MAIS FORTES FORTES!!!!!!

 

DELIBERAÇÕES APROVADAS PELO CONGRESSO

 

1º           Divulgação de moção de repudio aos desiguais tratamentos as questões de gênero, etnia, PCDs  e quaisquer outra forma de descriminação e abuso as diversidades que compõe, não só a categoria, mas a sociedade.

2º           Criação de uma secretaria da Mulher Ubanitária e das Diversidades.

3º           Criação de uma secretaria suporte às CIPAS e, contudo aos cipeiros, voltada pra a segurança e medicina do trabalho.

4º           Desenvolvimento de Seminários Regionais sobre os Temas das privatizações, ações e Terceirizações, entre outros que venham a afetar diretamente a vida do trabalhador e trabalhadora.

5º           Criação do fundo emergencial para as lutas, cuja contribuição seja aprovada em Assembléia Geral. Para tanto, o STIUEG deverá desenvolver um estudo e apresentar os resultados à categoria considerando despesas e atribuições. A partir deste estudo caberá a Assembléia Geral aprovar a porcentagem e formato da contribuição existencial.

6º           Garantir a participação do STIUEG no Congresso de 2019 da Conlutas, Central que a entidade está filiada.

7º           Efetive com periodicidade cursos de formação na capital e interior.

8º           Melhorar a comunicação da entidade com os sindicalizados.

9º           Alteração do estatuto para ampliar e criar mais diretores de bases, para melhorar o elo entre o trabalhador da base e a direção do sindicato. Corrigir, e para tanto modificar, a divisão das regionais afluindo com as demandas desta categoria.

10º         Representar os trabalhadores e trabalhadoras terceirizadas inseridas nas empresas urbanitárias e seguir na defesa de mais concursos públicos. Bem como ampliar a luta contra as privatizações e terceirizações o sucateamento das empresas públicas que se intensifica com a excessiva terceirização. 

Após as delibrações, o advogado Welton Mardem, explanou sobre a possibilidade de diferenciação no tratamento e conquistas do STIUEG a filiados e não filiados. Tirando duvidas e acolhendo as sugestões. Por fim o diretor João Maria ressaltou a grandeza do congresso, dada pela participação de todos e findou os trabalhos.

 

Destaques

Newsletter

Stiueg

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas no Estado de Goiás (STIUEG) teve seu início no ano de 1949, com a criação da Associação dos Funcionários da CELG. O segundo passo importante dessa história foi dado com a extensão de base para a Associação dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas no Estado de Goiás...

Onde estamos

® STIUEG.ORG.BR
Rua R-2 nº 210 Setor Oeste
Goiânia - Goiás CEP: 74125-030
Telefone: (62) 3233-0010
Email: stiueg@uol.com.br

Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Supera Web X